Quando em uma conversa surge o tema segurança eletrônica, umas das primeiras soluções que é…

Fibra Óptica: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Tecnologia
A evolução dos hábitos de consumo e o crescimento de tecnologias como automação, IoT e serviços em nuvem aumentaram a demanda por conexões de rede mais robustas. Nesse contexto, a fibra óptica tornou-se a solução mais eficiente.
O que é fibra óptica?
É um cabo formado por fios ultrafinos de vidro ou plástico, capazes de transmitir dados, voz e vídeo com alta precisão. Sua principal vantagem é a velocidade: os dados trafegam quase na velocidade da luz, permitindo conexões que chegam a 10 Gbps — suficientes para baixar um filme em HD em segundos.
De acordo com o técnico em eletrônica da Dicomp, Wagner Stevanato, “os cabos ópticos são filamentos transparentes e flexíveis que conduzem a luz para realizar a transmissão de dados”. No interior do cabo, o núcleo conduz a luz, enquanto a casca mantém a propagação controlada.
Para proteger a estrutura, o cabo recebe uma camada de Kevlar, que adiciona resistência e flexibilidade, e uma capa externa de PVC, responsável pela proteção final.
Categorias de Cabos
Para atender as diferentes necessidades de comunicação presentes, existem dois tipos distintos de cabos de fibra óptica. O cabo monomodo e o multimodo.
Mas agora você deve estar se perguntando para que servem esses cabos? Fique tranquilo, que ao longo desse texto você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre fibra óptica.
Cabo Monomodo (SM)
A fibra de monomodo possui um núcleo menor. Por isso, a luz se propaga de forma linear e direta — seguindo um caminho semelhante a uma linha reta invisível.
O cabo óptico monomodo, por sua vez, é indicado para aplicações que exigem transmissão a longas distâncias. Esse tipo de fibra é amplamente utilizado por empresas de telefonia, justamente por oferecer maior alcance e superior capacidade de banda.
Além disso, essa fibra óptica permite que o sinal alcance distâncias maiores, mantendo uma baixa taxa de perda na transmissão de dados.

Por outro lado, a fibra monomodo apresenta um ponto de atenção: o alinhamento nas emendas e conexões exige mais precisão e cuidado do que em outros tipos de cabos.
Conheça abaixo algumas características relevantes do da fibra óptica monomodo (SM):
- Possui espessura do núcleo de 9 μm e casca de125 μm;
- Distância máxima acima de 150km ou 4 km para cabeamento
- Permite o uso de um sinal de luz pela fibra;
- Maior alcance de sinal;
- Menos dispersão de banda;
Cabo Multimodo (MM)
Por outro lado, seu alcance de transmissão é reduzido, tornando-a mais apropriada para instalações internas e trajetos curtos.
Por esse motivo, a fibra multimodo é empregada em redes locais, abrangendo residências, apartamentos, backbones de edifícios comerciais e cabeamentos horizontais.

Aqui apresentamos algumas particularidades da fibra óptica Multimodo (MM):
- Conta com a espessura do núcleo 62.5 μm e casca de 125 μm;
- Facilidade no acoplamento de fontes luminosas e requer pouca precisão nos conectores;
- Distância máxima até 300 metros ou 2km para cabeamento estruturado;
- Usado em curtas distâncias pela facilidade de implementação;
- Recomendada para ligação interna ou interligação em um mesmo rack;
Por que oferecer conexão por fibra óptica?
A fibra óptica continua transformando a conectividade em 2025, impulsionando setores como indústria 4.0, educação digital, streaming, jogos online e soluções residenciais inteligentes.
O avanço do trabalho remoto aumentou a exigência por conexões rápidas e estáveis. No Brasil, o número de usuários segue em expansão desde 2020, quando a Anatel registrou mais de 10 milhões de acessos via fibra — crescimento impulsionado pela busca por velocidade e confiabilidade.
Sua eficiência técnica também explica a adoção: a fibra não sofre interferências, ocupa menos espaço que o cobre e entrega alta qualidade de transmissão. Como destaca o técnico da Dicomp, Wagner Stevanato, “a fibra traz mais economia na instalação e garante desempenho superior”.
Para o usuário, os benefícios são claros: mais velocidade, estabilidade e baixa latência.
Em projetos de CFTV, a fibra óptica é fundamental para interligar prédios separados por distâncias superiores a 100 metros — limite em que o cabo UTP deixa de ser uma opção viável. Nessas situações, “a conexão entre os periféricos é feita utilizando apenas uma fibra”, explica Wagner.
Para o instalador
O principal benefício para o instalador é a redução de retrabalho — resultado direto do cumprimento das normas e orientações de instalação. O primeiro passo é escolher o tipo de cabo mais adequado ao projeto, seja multimodo ou monomodo. Também é essencial que as ferragens utilizadas mantenham a fibra óptica bem posicionada, sem aplicar pressão excessiva, garantindo segurança e evitando rompimentos.

Quanto aos transmissores e receptores não devem estar sobrecarregados durante o uso. Pode-se usar o atenuador óptico para ajudar nesse processo. Normalmente, o transmissor de fibra óptica opera com potência de saída maior do que o nível recebido pelos receptores.
Outro ponto muito importante é atenção na capacidade de transmitir dados há longas distâncias. Os cabos apresentam velocidades de transmissões diferentes. Para descobrir qual é a velocidade máxima da rede do cliente, há equipamentos específicos que permitem a atenuação do sinal e a quantidade de informações que podem ser transmitidas sem sobrecarga da rede.
Somos especialistas em soluções de fibra óptica, visite nossa loja. Deseja saber mais, tirar dúvidas ou fazer uma cotação? Entre em contato conosco pelo telefone (44) 4009-2826, ou, Whatsapp, clique aqui. Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.
Sobre a Dicomp
A Dicomp atua na comercialização de produtos e equipamentos de telecomunicação, segurança, tecnologia da informação, automação industrial e sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. É uma das cinco maiores empresas do segmento do mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de seis mil produtos. Com sede em Maringá (PR) possui um centro de distribuição em Itajaí (SC), uma unidade comercial no Paraguai e na China.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre inúmeras áreas da tecnologia.
Aqui na Dicomp você encontra produtos à pronta entrega, ótimas condições de parcelamento, aprovação de crédito rápida e orçamento ágil — tudo para garantir uma experiência de compra eficiente e permitir que você, integrador, ofereça as melhores soluções aos seus clientes.
Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.


ótimo artigo, parabéns
Ficamos felizes com seu comentário!
Obrigado por acompanhar nosso blog!